Dia do Lixo: Descubra como essa expressão pode se tornar uma armadilha para a perda de peso

 

Especialista fala sobre como cuidar do corpo e da mente pode ajudar a emagrecer de forma saudável

Especialista fala sobre como cuidar do corpo e da mente pode ajudar a emagrecer de forma saudável

 

Muitas pessoas enfrentam alguns desafios quando o assunto é a relação com a comida. De acordo com a especialista em emagrecimento, Carol Ferrera, as dietas começam, em sua maioria, de maneira errada, devido à mentalidade equivocada na busca pela perda de peso. Para algumas pessoas, a dieta irá impedi-las de comer o que gostam e isso pode se tornar prejudicial no futuro.

“Elas acham que a dieta vai privá-las de comer alimentos saborosos e prazerosos, o que pode causar ansiedade e culpa em relação à comida”, diz Carol Ferrera. A especialista aproveita para citar o famoso “dia do lixo”, que surge como uma tentativa de compensar essas pessoas por seguirem a dieta durante os outros seis dias da semana.

O “dia do lixo” permite que as pessoas desfrutem dos alimentos ricos em calorias, gorduras e açúcares, ou quaisquer outros ingredientes que trazem a sensação de prazer de maneira periódica. “No entanto, essa mentalidade pode vir a ser prejudicial. Em vez de colocar um rótulo nos alimentos, chamando-os de “lixo” ou “proibidos”, é muito mais fácil aprender a fazer escolhas mais conscientes e equilibradas”, explica a especialista.

A ideia é compreender que não existem alimentos ruins. Comida não é lixo, a menos que esteja estragada. “O que existe são alimentos que podem não contribuir para seus objetivos de saúde e bem-estar quando são consumidos em excesso ou com frequência. A chave para melhorar a relação com a comida está em mudar a mentalidade e o significado que atribuímos aos alimentos”, completa Carol.

E, em vez de pensar em termos de restrição, funciona muito mais focar em termos que aproximem as escolhas alimentares dos nossos objetivos. É preciso se educar sobre as necessidades do corpo. A especialista dá a dica: “Aprender a priorizar escolhas alimentares saudáveis e que tragam equilíbrio, ao invés de adotar dietas restritivas, é o melhor caminho para ter uma boa relação com a comida e, enfim, alcançar a perda de peso e, consequentemente, o emagrecimento, de um jeito saudável”. É sobre cuidar da mente e do corpo, sem precisar compensá-la com o “dia do lixo”.