Com prefácio assinado por Carlinhos de Jesus e participação de 21 coautores, livro foi lançado no dia 14 de outubro, em São Paulo

Ela é a sexta arte do “Manifesto das sete artes”. Já transformou a vida de muitos que a praticam, com histórias de superações. A dança pode ser clássica ou contemporânea do balé ao street dance e às danças de salão. É impossível ouvir uma música com ritmo contagiante e não mexer uma parte do corpo, ao menos. E é ela a protagonista do novo livro lançado pela Editora BOC – Books of Citizens – Cidadãos Comuns Transformando Vidas! , intitulado “A dança transforma a história de quem dança”, que foi lançado dia 14 de outubro, na Livraria da Vila, no Shopping Center Norte, em São Paulo, com a presença de coautores.

A obra tem a coordenação de Marcelo Grangeiro e Rachel Mesquita. Conta com Roberta Chaves como coordenadora Editorial e prefácio do renomado professor, dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. No total são 21 capítulos escritos pelos coautores: Marcelo Grangeiro, Rachel Mesquita, Alex Moreno, Claudete Fonseca da Silva, Cristiano Silva, Daiane Vilela, Geyse Carvalho, Gigi Santos, Laerte Ribeiro, Luca Carvalho,  Luciano Graça, Luis Fernando da Silva Pinto, Manuela Casaldi, Marina Nascimbem, Patricia Maciel da Silva, Robson Brasil, Rodrigo Scherer, Sábita Lopes, Sandra Vides, Stella Aguiar e Vagner Correa Junior.

Nas primeiras páginas, em seu prefácio, Carlinhos de Jesus traz a reflexão “uma arte que nos proporciona tantos benefícios não pode, jamais, ser algo ruim. Seja física ou mental, a Dança gera uma transformação em nossos corpos e mentes, tornando-nos fortes e corajosos para seguir com ela. Ainda que a deixemos para tomar outros caminhos, ela já terá feito, em cada um de nós, o alicerce que nos encoraja e fortalece”.

Diante de histórias ricas que compartilham transformações e vivências nesta arte, encontra-se a de Marcelo Grangeiro, coordenador do livro e diretor coreográfico, desde 2022, do conhecido quadro “Dança dos Famosos”. Com ricos detalhes, conta sua trajetória, mudanças de comportamento e até de cidades, tudo para poder viver seu sonho. “Minha história é uma prova de que a dança pode transformar vidas. Ela foi minha ferramenta de inserção social, meu caminho para o desenvolvimento do empreendedorismo e, hoje, minha busca  pelo espiritual. Deus e minha família foram pilares fundamentais em minha jornada, e sou grato por ter Damyla (esposa) ao meu lado. Ela sempre foi a minha luz, a bússola que me guiou na busca pelos meus e pelos nossos sonhos. Ela acredita mais em mim do que eu mesmo. Sua presença foi fundamental para minha transformação e para alcançar todos os meus resultados”, escreve Grangeiro.

Com o título “De um show à sala de aula” Rachel Mesquita, coordenadora da obra e coreógrafa em programas da Rede Globo de Televisão e na Escola de Samba da Mangueira, do Rio de Janeiro, traz em seus parágrafos a narrativa de como foi iniciar na arte até os dias de hoje. “Aprender a dançar precisa ser um ato voluntário. Você precisa disponibilizar seu corpo, suas emoções, sua expressividade como uma forma de interagir com o grupo ao qual pertence, e isso facilitará, em muito, seus progressos. Aceitar o outro e aceitar-se é uma forma básica para uma interação mais verdadeira. Para isso, aos poucos, proponha e/ou aceite, nas aulas, algumas atividades que motivem a sua dança e a das outras pessoas. Experimente. Será uma grande contribuição”, conta Rachel.

Roberta Chaves, coordenadora editorial e CEO – Chief Executive Officer, da Edtiora BOC comenta que “dançar sempre fez parte da minha vida. Já fiz vários tipos de dança, mas a que me dediquei mais foi a dança do ventre. Dançar aumenta a autoestima, melhora a disposição e alegra a nossa vida. Poder apoiar esta obra, em nome da editora, é ir ao encontro dos meus valores fazendo parte de algo maior e que pode melhorar muitas vidas”.

Sobre a Editora BOC

Fundada em 2019 e localizada no tradicional bairro da Mooca em São Paulo, a Editora BOC – Books of Citizens iniciou com uma linha de jogos em inglês. Em 2022, agregou o lançamento de livros. A BOC tem o propósito de dar voz a profissionais de diferentes áreas e transformar vidas. Mais informações sobre a editora BOC acesse www.editoraboc.com.br.