No mês do orgulho LGBTQIAPN+, Bruna Ferraroli publica artigo sobre relacionamentos abusivos em casais lésbicos.
Bruna Ferraroli, formada em artes cênicas e formanda em psicologia, iniciou sua pesquisa sobre relacionamentos abusivos em casais lésbicos no ano de 2021 no programa institucional de bolsas de iniciação científica pela instituição de ensino FMU. O artigo “A toxidade oculta em relacionamentos lésbicos”, de autoria de Bruna Ferraroli e orientação dos professores Leila Frayman e Mino Correia Rios, apresenta um segmento dos resultados quantitativos obtidos ao longo da pesquisa a partir da análise de padrões presentes em relacionamentos abusivos homoafetivos femininos. O estudo apresenta características exploratórias, sendo composto por 46 participantes que se autodenominam lésbicas.
Em seu artigo a autora, como mulher lésbica, artista e futura profissional da área da saúde, discorre sobre os desafios encontrados para tratar do assunto relacionamentos abusivos na população lésbica, uma vez que é observada a invisibilização deste fenômeno principalmente dentro dessa população.
“Quando falamos da ocorrência de abuso nas relações entre duas mulheres há uma invisibilidade que se dá pelo fator cultural e pelo padrão heteronormativo imposto. Os papéis de gênero têm grande responsabilidade, tendo em vista que eles tendem a desconsiderar a possibilidade de uma mulher assumir o papel de abusadora em uma relação afetiva, pois o gênero feminino é associado à doçura, à compreensão, à maternidade, ao cuidado, ao acolhimento etc” (FERRAROLI et al, 2023)
Tendo em vista que relacionamentos abusivos consistem em uma questão de saúde pública e o fato dos estudos acerca do tema voltados para a população lésbica serem extremamente escassos, pode-se reconhecer a altíssima importância da realização desta pesquisa. O artigo foi publicado e está disponível na página 185 da revista eletrônica ACIS- Atas de Ciências da Saúde, 2023 volume 11, n°2.
Visando a urgência em tornar a linguagem científica mais acessível, Bruna Ferraroli é idealizadora e diretora do núcleo de áudio visual DelasArte, que traz como principal objetivo a popularização da ciência através da linguagem artística, tendo como foco principal a população LGBTQIAPN+. DelasArte é um núcleo de produção independente e pode ser encontrado nas páginas do instagram (@delas.artee), no tiktok (delasarte) e no youtube (Delas Arte).